sábado, 25 de outubro de 2014

ONTEM ESTIVEMOS COM A MISSÃO PIJAMA e "O MELHOR ESTÁ P'RA VIR"



Ontem à noite na Casa das Artes de V. N. de Famalicão, assistimos ao concerto de Pedro Abrunhosa, dedicado à Missão Pijama dos Mundos de Vida, onde foi apresentada a nova canção-hino "O MELHOR ESTÁ P'RA VIR".
Aqui podem ver a letra... 


Citamos os Mundos de Vida - "A nova canção-hino é uma canção de esperança, uma canção pelo direito de uma criança a uma família. Uma canção pelo acolhimento familiar de crianças... Obrigado Pedro Abrunhosa, foi uma noite de fortes emoções, de alegria e felicidade".

Temos ainda, algumas imagens do concerto com a canção do hino.

VALEU A PENA..

quinta-feira, 23 de outubro de 2014

UM DIA DE APRESENTAÇÕES

Hoje vamos apresentar aqui alguns instrumentos de trabalho que nos ajudam na organização da sala e nos permitem  estabelecer regras orientadoras para que cada criança saiba qual o caminho a seguir, a melhor atitude a tomar, o que deseja fazer e outros registos...
Estes quadros são elaborados com a colaboração das crianças e diariamente são utilizados para consulta, registo do tempo e hora do dia, marcação de tarefa e lembrança do par nas saídas. 

Quadro 1 - Regras da Sala - este quadro lembra a cada um de nós, algumas regras de conduta que devemos ter em conta para que todos se sintam bem e possam de forma harmoniosa brincar com alegria e respeito dentro da nossa sala.   

Quadro 1

Quadro 2 - O que está Certo ou Errado - este quadro elucida-nos sobre qual a atitude mais acertada a tomar, perante um colega ou situação, assinalando com a cor verde o que está certo e com a cor vermelha o que está errado. 

Quadro 2

Quadro 3 - Quadro dasTarefas - este quadro faz o registo diário da responsabilidade de algumas crianças perante algumas tarefas a ter durante o dia. As tarefas são rotativas e passam por todo o grupo ao longo do mês.

Quadro 3

Quadro 4 - Quadro do Tempo - aqui faz-se o registo diário, assinalando o estado do tempo, o dia do mês, o dia da semana, o mês, a estação do ano e no final dizemos também o ano e o século em que estamos. As crianças/meninos aparecem vestidas consoante o tempo que faz nesse dia.

Quadro 4 

Quadro 5 - Rotina Diária - este quadro é um registo da nossa rotina, do que estamos a fazer a uma determinada hora. À medida que vamos avançando no dia, vamos registando o momento em que estamos e o grupo percebe o que vamos fazer a seguir até chegar ao final do dia.

Quadro 5

Quadro 6 - Quadro dos Pares - este quadro lembra-nos qual o par que nos vai acompanhar na saída ao exterior, quando vamos passear a pé ou de autocarro numa visita de estudo.

Quadro 6
Ainda nos falta apresentar aqui, o Quadro de Presenças que ainda não está pronto e o Quadro dos Sinais que utilizamos quando nos distribuímos pela sala nas tarefas que escolhemos para fazer no dia.

Hoje foi por isso... UM DIA DE APRESENTAÇÕES.



quarta-feira, 22 de outubro de 2014

O NOSSO GALO É BOM CANTOR...

Apesar de estarmos no outono o tempo continua bom e não precisamos de sair da sala para ficarmos a saber disso. O nosso galo assim “cantou” quando se vestiu de azul: 
-Temos bom tempo
Quando está com o tom rosa é sinal de nuvens ou mesmo chuva, mas hoje não é o caso.
Este é um processo antigo de sabermos como vai estar o tempo e não falha. Já explicamos aqui no blogue a razão deste processo e este ano na sala recordamos mais uma vez o que realmente acontece com o nosso galo. Importante mesmo é a alteração de cor que podemos verificar ao longo do dia, consoante a temperatura aquece mais ou menos. O grupo está sempre a chamar atenção:
“Professora, olha para a cor do galo, já mudou da cor rosa para azul!!” 
Esta alteração verifica-se da manhã para a tarde devido à diferença de temperatura. 


Com um tempo assim brincamos muito no exterior: aprendemos a partilhar, somos mais criativos, mais felizes e até mais saudáveis. Brincar no exterior permite-nos treinar competências para a vida adulta e  hoje aproveitamos bem esse tempo para explorar e dar azo à nossa imaginação. 

Gostamos do BOM TEMPO e gostamos do recreio, mas a sala também nos proporciona experiências diferentes e aprendizagens importantes... 
Estamos ainda com a história da “Lagartinha comilona” e já aprendemos muito. Aprendemos quantos dias tem uma semana, quais são os dias da semana, o que é uma semana e até mesmo duas. Para comparar, a Matilde referiu que o pai está magoado e vai estar sem trabalhar duas semanas, o que perfaz 14 dias. Somamos e dividimos alimentos, vimos as diferenças de cor, os tamanhos e por fim conhecemos a transformação da lagarta à borboleta. 
Hoje finalizamos e já podemos mostrar aqui a nossa LAGARTA...
Vejam como ficou bonita... 









 LAGARTA, LAGARTA QUEM TE PINTOU?
- FOI UM MENINO QUE AQUI PASSOU!!
QUEM FOI, QUEM FOI?!!

FOMOS NÓS...


terça-feira, 21 de outubro de 2014

A LAGARTINHA COMILONA em três dimensões

Pela manhã, hoje recordamos a história da “Lagartinha Comilona”. E foi assim...






Já começamos a construir a nossa lagartinha na sala, mas só amanhã é que estará pronta. Ficamos a conhecer melhor os dias da semana, a contar os alimentos, a formar conjuntos, a separar elementos de um conjunto e muito mais... 

Entretanto de tarde, iniciamos uma pintura muito especial. Desculpem pais se hoje chegamos a casa mais sujos das mãos, mas as nossas pinturas são mesmo assim, deixam algumas marcas. 
Esta pintura é de VITRAL e está a ser feita nuns recipientes muito úteis para os pais. Mais tarde contaremos pormenores... deixamos aqui algumas imagens...



 

Agora toca a descansar,
porque também é preciso,
o sol tem sido muito,
e o recreio é um paraíso.