terça-feira, 24 de setembro de 2013

Organização do ambiente educativo


Neste início do ano letivo vamos valorizar a organização do ambiente educativo, de forma a criar condições para o desenvolvimento de relações interpessoais, de autoconfiança e confiança no grupo. Organizar a sala por Áreas, de acordo com as necessidades e interesses das crianças de modo a permitir o crescer a cada criança, de acordo com a sua personalidade, oferecendo um leque variado de possíveis actividades em que reine a criatividade, a cooperação, a construção, a liberdade de escolha..., dando-lhes espaço/espaços para SER / CRIAR / VIVER / REVIVER e CRESCER.

Pretende-se facilitar a organização e a tomada de pertença a um grupo, bem como o respeito pelo outro, através de jogos, histórias e de alguns instrumentos de organização, monitorização e de regulação. Será também, privilegiada a reunião em grande grupo para conversar, escolher, planear, avaliar, resolver problemas conflitos ou para negociar.

Com as crianças vamos estabelecer, de comum acordo, as regras e normas de convivência e funcionamento e elaborar alguns instrumentos de organização, de monitorização e regulação (Identificação de cabides, Quadro de Presenças, Quadro do Tempo, Quadro das Tarefas, Quadro de aniversários, Rotina Diária ...). Identificar, também, as Áreas, estabelecer o número máximo de crianças que podem estar a trabalhar autonomamente em cada área de atividade.

Iremos partilhar aqui as atividades realizadas.
BOM TRABALHO!

Sem comentários:

Enviar um comentário