Esta foi a história que lemos hoje - “Os ovos misteriosos” de Luisa Ducla Soares e Manuela Bacelar. Algumas crianças já a conheciam porque não era a primeira vez que contava-mos, mas para outras era a primeira vez.
Uma história recomendada, do Plano Nacional de Leitura...
- "Uma galinha punha um ovo todos os dias e todos os dias a dona lhe levava o ovo. Para fugir de tão grande injustiça foi para a floresta e aí fez um ninho muito confortável. Passado pouco tempo, vários ovos apareceram no seu ninho: uns grandes, outros pequenos, uns mais claros, outros mais escuros. Embora admirada, chocou todos os ovos, dos quais viria a nascer uma insólita ninhada: um papagaio, uma serpente, uma avestruz, um crocodilo e também um pinto.
Todos irmãos, e todos diferentes, formavam uma ninhada engraçada, que a mãe-galinha tinha dificuldade em controlar e em alimentar. Mas todos, de modos também diferentes, defenderam a mãe quando a viram ameaçada. Este é um livro em que a enorme ternura que o atravessa não impede o humor e o ritmo tão próprios desta autora e que introduz a crianças nas questões da multiculturalidade.”
Dialogamos sobre o tema da história e as crianças manifestaram-se dizendo que gostaram muito e que esta mãe trabalhava bastante. Algumas crianças questionaram porquê que ela não devolvia os ovos que não eram seus e aproveitamos para falar da adoção e do amor de quem cuida e trata.
A Primavera é a estação do amor, do despertar da sensualidade, do brilho intenso, da alegria, da paixão e entusiasmo por tudo o que nos rodeia. Assim se mantém a vontade das crianças em continuar o placar da Primavera... assim continuamos a criar e a responder aos desejos das crianças...
Uma andorinha...
Uma árvore com um ninho, ovos e passarinho...
Um arco-íris...
E um placar que a cada dia cresce mais...
E JÁ EXISTEM IDEIAS PARA AMANHÃ...
Sem comentários:
Enviar um comentário