terça-feira, 3 de junho de 2014

O GALO DO TEMPO

Hoje o Galo do Tempo veio ao Jardim. 
Hoje conhecemos outra forma de saber, como o tempo que vai estar. Será chuva, será sol, o galo vai responder.


Qual a sua química?

"O fim de semana aproxima-se e todos queremos saber como estará o clima. Vai fazer calor? Teremos dias ensolarados para ir à praia e passear ao ar livre? Há muito tempo que o homem tenta prever tudo isso usando a química. Temperatura ambiente, pressão atmosférica e humidade do ar são algumas das variáveis que podem ser medidas com a ajuda de substâncias especiais.
Para estimar a quantidade de humidade no ar podemos usar uma substância química chamada cloreto de cobalto e que tem uma propriedade especial: mudar de cor quando entra em contato com a água. Num ambiente seco, o cloreto de cobalto tem coloração azul. Porém, quando está hidratado – misturado com água –, fica rosado. Essa mudança de cor é reversível, ou seja, o composto pode ficar rosado num ambiente húmido e se for levado a um ambiente mais seco, ficar azul de novo.


O uso mais divertido do cloreto de cobalto é a fabricação do galo do tempo, que muda de cor de acordo com a variação do clima. Produto típico de Portugal, onde ele ainda é fabricado e vendido aos turistas como lembrança de viagem, o galinho do tempo é revestido de material absorvente e tem as suas asas e algumas penas da cauda impregnadas com cloreto de cobalto.
Se o tempo estiver seco, portanto, sem possibilidade de chover, o cloreto de cobalto perde água e fica azul. Quando há muita humidade no ar, porém, o cloreto de cobalto se hidrata e fica rosa. As variações de temperatura também influenciam na mudança de cor: se o tempo esquenta, o galinho fica azul; se esfria, fica rosado. Portanto, a cor rosa indica tempo ruim, frio e com possibilidade de chuva.
Apesar de o galo do tempo não ser um bom meteorologista – ele apenas registra as variações do clima do momento, mas não consegue prever as variações que ocorrerão no futuro –, é muito divertido observá-lo e verificar sua mudança de cor.”
O Galo do Tempo veio para ficar e agora todos os dias mais facilmente saberemos, qual o tempo que vai fazer. As crianças ficaram surpreendidas com o conhecimento da alteração da cor do galo, mas à medida que forem observando essa mesma alteração, ficarão concerteza ainda mais admiradas com o sucedido. Veremos o que comentam ao longo dos dias...
O importante aqui, é tomarem conhecimento de experiências que se podem fazer com uma substância química - o cloreto de cobalto - para conhecer as alterações de humidade no ar.  


Sem comentários:

Enviar um comentário