Está a aproximar-se a passos largos o regresso, ou a entrada pela primeira vez, das crianças no jardim de infância.
Por isso aqui ficam alguns conselhos que poderão ser úteis aos
pais nesta fase inicial, contribuindo para facilitar este período de
adaptação/transição:
Conhecimento prévio
Uma grande parte do sucesso de uma criança pequena no jardim de infância
passa por sentir-se confortável e bem acolhida no ambiente escolar.
Uma das formas de o conseguir é visitar a sala antes de as atividades
começarem, nem que seja por breves instantes. A criança sentir-se-á mais
segura e confiante se souber o que a espera antes do primeiro dia.
Também é boa ideia conhecer a(s) pessoa(s) que a irá(ão) acompanhar
daí em diante (no caso a educadora e assistente), um primeiro contacto que
ajudará a quebrar o gelo e poderá ser o ponto de partida para conversas
familiares sobre o início das atividades letivas. Conversar com a criança
e utilizar os nomes da educadora/assistente nessas conversas com afabilidade,
será um passo importante para que estas se tornem mais familiares à criança,
com naturalidade e sem dramatismos. Pode ainda ser positivo que ela
saiba os nomes dos futuros colegas, ou até contacte com eles. Isso ajudará
a que se ambiente entre os seus pares com maior facilidade…
Hábitos de sono…
Uma boa noite de sono é fundamental para que seja bem-sucedida a entrada
de uma criança nova no jardim de infância. Mas há que começar bem antes
do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos de sono,
como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever
o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento
para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis
de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente
descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram
menor envolvimento nas actividades. Por isso, não permitam que a criança
veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no
sucesso escolar.
de uma criança nova no jardim de infância. Mas há que começar bem antes
do início das atividades, para que a criança adquira bons hábitos de sono,
como deitar-se cedo e ter rotinas consistentes, que lhe permitam prever
o que vem a seguir, para que essa hora do dia não se torne um aborrecimento
para pais e filhos. Quando não dormem bem, as crianças são mais suscetíveis
de reagir mal na hora da despedida dos pais. Se não estiverem devidamente
descansadas, não só reagem pior na hora de ficar na escola, como demonstram
menor envolvimento nas actividades. Por isso, não permitam que a criança
veja TV até tarde, pois uma boa noite de sono é um fator determinante no
sucesso escolar.
Vestuário/calçado
Assegurem-se de que preparam a criança com roupa/calçado adequados
para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje
um pouco, portanto deve usar algo que proteja as suas roupas e que seja
lavável, como uma bata, por exemplo. Não é bom que a criança esteja
constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades,
pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas
experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que
está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.
para brincar. Claro que isso implica que ela se sinta à vontade e até que se suje
um pouco, portanto deve usar algo que proteja as suas roupas e que seja
lavável, como uma bata, por exemplo. Não é bom que a criança esteja
constantemente preocupada se vai sujar-se no decorrer das atividades,
pois isso pode condicioná-la a experimentar coisas novas. E é nessas
experiências e no divertimento e aprendizagem que proporcionam, que
está o cerne das vivências pré-escolares e a sua maior importância.
Rotina diária
Planeiem a vossa rotina diária, saibam o tempo que leva a deslocação até
à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É necessário
dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o
pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal
não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças
notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir
com o tempo necessário a uma despedida adequada.
à escola e o tempo necessário aos preparativos matinais. É necessário
dar o tempo necessário para levantar, lavar, vestir, tomar o
pequeno-almoço e chegar à escola atempadamente. O stress matinal
não é nada benéfico, nem para os pais, nem para os filhos. As crianças
notam se forem “deixadas à pressa” na escola, por isso tentem ir
com o tempo necessário a uma despedida adequada.
Identificação
Sempre que possível identifiquem as coisas do(a) vosso(a) filho(a):
mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem
ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham
uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai
desempenhar (isto é, que comporte o lanche e tudo o mais que seja
necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado
grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita
que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha.
mochila, muda de roupa, bata, garrafa de água e outros pertences devem
ter o seu nome colocado, para evitar trocas e/ou confusões. Escolham
uma mochila com tamanho adequado à criança e à função que vai
desempenhar (isto é, que comporte o lanche e tudo o mais que seja
necessário transportar) e seja confortável, ou seja, nem demasiado
grande, nem demasiado pequena, com um tipo de fecho que permita
que a criança consiga abri-la e a fechá-la sozinha.
Hábitos e regras da sala/escola
Informem-se acerca dos hábitos da instituição, por exemplo, quanto às
crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente
à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados…
Isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma
condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança.
crianças poderem ou não levar brinquedos de casa, ou relativamente
à atitude tomada perante comportamentos considerados menos adequados…
Isso ajudará a que haja maior sintonia entre a escola e a família, que é uma
condição indispensável ao cumprimento de regras e limites por parte da criança.
Traduzido e adaptado a partir de:
http://www.teachpreschool.org/2011/08/helping-young-children-get-off-to-a-good-start-in-preschool/
(partilha da nossa amiga Juca)
Sem comentários:
Enviar um comentário