quarta-feira, 8 de outubro de 2014

VU, VU, VU, JÁ SOPRA O VENTO...

Estamos no outono... e como diz a canção da Alda, o tempo está a mudar.

     Poim, poim, poim já cai a folha,
     E a chuva faz plim, plim,
     Vu, vu, vu, já sopra o vento,
     E o nariz só faz atchim...

E a propósito do tempo que hoje se fez sentir, brincamos um pouco com o vento, melhor dizendo, o ar em movimento. Levamos para a sala um convetor, que produz ar quente ou ar frio. Escolhemos alguns objetos para a experiência e depois registamos.

Primeiro ligamos o aparelho com ar frio, colocamos um balão cheio em cima e observamos que o balão se elevava um pouco sem ser preciso segurar no mesmo.


A seguir, mudamos para o ar quente e o resultado foi surpreendente. O balão subiu bastante e ficamos muito entusiasmados.


Depois experimentamos outros objetos, uma folha, uma pena e meia bola de esferovite. A folha para se segurar e não ir pelo ar, tínhamos que colocar uma mão como se vê na foto. A esferovite e a pena, fugiam a toda a velocidade e só mesmo fazendo como o Simão sugeriu é que conseguimos ver a bola parada. A ideia do Simão foi desligar o aparelho e não é que resultou mesmo!!!


Registos da experiência...



Durante o dia ainda brincamos mais um pouco com o “vento” e foi muito divertido!!




A proposito da utilização da pena nesta experiência, ficamos também a saber que antigamente, as pessoas escreviam com uma pena... será que conseguimos fazer o mesmo. Escrever não sabemos, mas podemos pintar. 
Apesar de um pouco difícil, vejam como conseguimos...









Será que antigamente também pintavam assim?
Nós conseguimos...
Alguém mais quer tentar?

Sem comentários:

Enviar um comentário